MITOLOGIA E ICONOGRAFIA

PROPAGANDA E MARKETING

PROPAGANDA E MARKETING
Propaganda é a alma do negócio, como já dizia o ditado.


LEVAR CONHECIMENTO PARA QUEM PRECISA E DESEJA


A palavra “propaganda” nasce no Vaticano, a partir do ditado latino “congregatio de propaganda fide” (“a congregação para a propagação da fé”) e foi usada para apoiar a fé católica em resposta à Reforma Protestante. 

A propaganda está em toda parte e já existe há muito tempo pois cada jornal, revista, canal de notícias, estação de rádio, anúncio de outdoor ou qualquer outro tipo de mídia de massa contém elementos de propaganda. Ela por vezes recebeu uma conotação negativa devido à sua história de poder e controle observada em regimes de exceção, mas na realidade a definição é muito simples:  propaganda é "informação ou ideia disseminada metodicamente para promover ou prejudicar uma causa, movimento, nação, etc., e a disseminação deliberada de tal informações ou ideia"

Independentemente de o leitor de uma fonte de mídia concordar ou discordar do conteúdo, o objetivo da mesma deve ser transmitir uma maneira de olhar para uma determinada situação ou ideia.

Os tipos mais comuns de ferramentas de propaganda e marketing são:

  • Ações cívico-sociais;
  • Documentários, filmes e séries;
  • Influenciadores digitais;
  • Marketing de guerrilha;
  • Promoção em mídias sociais (Facebook, Google e etc.);
  • Relacionamento pessoal e;
  • Viralização.

A propaganda e o marketing tem uma simbiose que resulta em um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral. De certa forma podemos afirmar que o marketing busca planejar todas as ações que envolvam o processo de vender algum produto ou serviço, por sua vez, a propaganda tem como foco a atração e conquista/retenção de clientes.

Os 4 Ps do marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto; preço; praça; e promoção. 

As perguntas que estamos fazendo para a formulação da estratégia de marketing de todos os nossos braços são:

 

  • Quais são os interessados em potencial do Ecossistema Dakila e onde eles estão?
  • Como o Ecossistema Dakila deve atuar e como?
  • Quais são os costumes das pessoas, sua cultura e motivação para participar?
  • Quais mídias serão utilizadas para as campanhas na comunicação com essas pessoas?
  • Qual é a melhor precificação a ser desenvolvida para os produtos e serviços do Ecossistema Dakila?
  • Por quais canais o Ecossistema Dakila será propagado? e
  • A qual público o Ecossistema Dakila deverá ser direcionado?