DAKILA 2030
GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A forma como o Ecossistema Dakila será governado e com que finalidade.
DIREÇÃO E RAZÃO
Identificar quem tem poder e responsabilidade e quem pode tomar decisões é, em essência, ter um kit de ferramentas que permita que a administração e o conselho lidem de forma mais eficaz com os desafios de administrar tal empreendimento. A governança corporativa garante que existam processos de tomada de decisão e controles adequados para que os interesses de todas as partes interessadas sejam equilibrados.
A governança corporativa inclui os processos pelos quais os objetivos do Ecossistema Dakila são definidos e perseguidos no contexto do ambiente social, regulatório e de mercado. Preocupa-se com também com as práticas e procedimentos para tentar garantir que todo o ecossistema seja gerido de forma a atingir os seus objetivos, garantindo ao mesmo tempo que os envolvidos tenham a certeza de que a sua confiança nessa empreitada é bem fundamentada em valores sólidos, com credibilidade e sedimentada em boas práticas de gestão, em alto nível.
A boa governança corporativa é um fator chave para sustentar a integridade e a eficiência do Ecossistema Dakila, em contraponto, a má governança corporativa pode enfraquecer o seu potencial, pode levar a dificuldades financeiras e, em alguns casos, pode causar danos a longo prazo à reputação dos envolvidos, assim, um grupo que aplica os princípios fundamentais da boa governança corporativa geralmente supera o desempenho de concorrentes e é capaz de atrair investidores e políticos, cujo apoio pode ajudar a financiar ainda mais crescimento.
Muitos acadêmicos e executivos têm feito previsões sobre um cenário corporativo radicalmente diferente daquele que enfrentamos hoje. Mas essas previsões já existem há algum tempo pois a revolução da informação e das comunicações deveria inaugurar uma era de grupos menores e mais ágeis com muito poucos funcionários espalhados pelo mundo, enfrentando milhões de consumidores racionais muito bem informados que pesquisam muito sobre as organizações na Internet; e isso tudo gera necessidade de gerenciamento de alto nível.
O Ecossistema Dakila não pode ter suas decisões estratégicas alheias as iterações vinculadas à hierarquia. Em vez disso, ele emergirá do mar digital de informações por meio de algum tipo de osmose da rede. A disponibilidade de dados também terá um impacto profundo na forma como o grupo vai trabalhar pois ao se informatizar o Ecossistema Dakila verá uma eficiência dos processos cada vez maior o que, obviamente, vai gerar mais ganhos de capital e oportunidades de crescimento.
A governança corporativa – e o cenário no qual é definida e avaliada – está em constante mudança. Mas não importa o ambiente mais amplo se forem tomadas medidas para melhorar sua própria governança com mão firme, porém gentil.